Período 3 – Liberando a queima de gordura

 a dieta funcional queimando a gordura

Meu caro leitor, eu disse que haveriam pedras, mas chegou a hora do descanso. O período 3 é o mais delicioso e poderoso. Eu diria que é o período crítico da dieta funcional. Mas não faria efeito se os períodos anteriores não trilhassem o caminho.

Depois de 4 dias com pouca gordura, ela volta a cena com embalo total. O período 3 tem alto teor de gordura, carboidratos e proteínas moderados e frutas de baixo índice glicêmico. Aqui você vai começar a ver as mudanças. Esta é a fase em que achata a barriga e a celulite desaparece.

Durante toda a semana você impregnou o corpo de nutrientes como carboidratos, proteínas de qualidade e vegetais. Pouca gordura. É a hora que seu corpo começa a ficar desconfiado. “Espere aí, ultimamente não está entrando muita gordura. Será que é melhor guardar um pouco?!”

Muito pelo contrário, não precisa acumular nada, tem muita gordura boa chegando. E não é qualquer gordura. Nada de frituras ou queijos. Estou falando de amêndoas, abacate, pasta de grão de bico(humus), azeite. O corpo fica muito feliz.

Ele queima toda gordura que você está comendo juntamente com as reservas nas suas coxas, quadris e barriga. As gorduras boas e saudáveis alimentam seu cérebro e o apetite sexual, as suprarrenais e a tireoide.

Como gordura tem mais energia do que carboidratos e proteínas, você vai sentir muita vitalidade neste período. O fluxo sanguíneo aumenta e o metabolismo acelera. Hormônios vão trabalhar para retirar toda essa gordura do sangue. É curioso como comer gordura faz com que seu corpo queime mais gordura.

Apesar de você não perceber, este período é intenso para o corpo. Por isso dura 3 dias. É o arremate de todo o processo. Mas para tudo isso funcionar os intestinos precisam estar funcionando muito bem. Daí a necessidade de muita água. Você deve beber no mínimo 1 litro de água por dia. Todos os dias, em todos os períodos. Mas especialmente agora, no período 3 esta necessidade de água é muito importante.

Aqui vale uma dica pessoal minha. Quando chego no período 3, aparecem duas estrelas. São o abacate e a batata doce. Você vai ter que comer gordura e vegetal em todas as refeições. Eu realmente adoro essa combinação. Se você não tem o hábito de comer abacate, experimente. Ele combina com tudo.

Uso o abacate com batata doce, com linguiça de frango(é uma delícia), com frutas como o pêssego. Toda vez que tenho que comer vegetal, uso a batata doce. Jamais imaginei que era tão bom.

O que quero dizer com isso é que você tem na dieta funcional listas vastas com várias opções. Não tenha medo de experimentar, misturar e inventar. Na dúvida, faça e experimente. Se não gostar, não coma mais. Por isso é importante toda essa carga de informação que te falei até agora. Possibilita a você, em posse das listas, manipular os alimentos e encontrar a rotina na qual você se adapta melhor.

Existem receitas usando os alimentos das listas para cada período. Estou trabalhando este material e vou disponibilizá-lo aqui no site futuramente. Particularmente, nunca usei receitas. Faço tudo do meu jeito, o mais prático possível .

COMO COMER

PERÍODO 3 (SEXTA, SÁBADO E DOMINGO)

Você vai fazer 3 refeições e 2 lanches com gorduras saudáveis.

Veja como fica:

CAFÉ LANCHEALMOÇOLANCHEJANTAR
FrutaVegetalGordura/ProteínaVegetalGordura/Proteína
Gordura/ProteínaGordura/ProteínaVegetalGordura/ProteínaVegetal
GrãoFrutaOpcional: Grão/amido
Vegetal

 

No período 3 você vai fazer pelo menos 1 dia de atividade relaxante e combate ao estresse. Pode ser uma sessão de ioga, respiração profunda ou massagem. Eu faço respiração profunda, é muito fácil e relaxa muito. Procure no youtube vídeos que mostram com se faz.

COMO VAI SER SEU DIA NO PERÍODO 3

Agora você já sabe os horários que deve comer, quantas vezes deve comer. Tente adaptar sua rotina as novidades. Coma muita gordura boa. Como você viu é importante que você coma gordura e proteína em todas as refeições. Não exagere nas frutas, repeite a tabela de refeições e os alimentos da lista.

LISTA DOS ALIMENTOS PERMITIDOS NO PERÍODO 3

VEGETAIS (FRESCOS, CONGELADOS OU ENLATADOS)

AbacateChicória
AbóboraCouve (qualquer tipo)
Acelga japonesaCouve de bruxelas
AbobrinhaCogumelos
AlcachofraCenoura
AgriãoCouve-flor
AipoEspinafre
Alho-poróEndívia
AspargosErva-doce
ArarutaInhame
Alface(menos a americana)Pepino(qualquer um)
AzeitonasPimenta verde
BeterrabaPimentão
Batata doceQuiabo
BerinjelaRabanete
Brotos Repolho(qualquer tipo)
Brotos de feijãoTomates(qualquer tipo)
Cebolinha e cebolinha francesaVerduras
CebolaVagens

 

FRUTAS ( FRESCAS OU CONGELADAS)

AmoraGrapefruit
AmeixaLimão-taiti ou siciliano
CerejaMirtilo
Coco, água de coco, leite de coco, creme de coco(sem conservantes ou aditivos)Pêssego
framboesaPitanga

 

PROTEÍNA ANIMAL

Arraiafrango sem osso e sem pele, moído
Atum em água ou azeiteLagosta
ArenqueLinguiça(frango ou peru)
CamarãoLiguado
CaranguejoLula
Carne bovina magraOstras
Carne de porco(filé mignon e lombo)Ovos inteiros
Carnes processadas(frango, peru, rosbifePeru
CoelhoRobalo
CordeiroSalmão(fresco ou congelado)
FígadoSardinhas em azeite
FaisãoTruta

 

PROTEÍNA VEGETAL

Amêndoa(leite não adoçado)Feijão(azuqui,branco, carioca,jalo,preto,feijão de lima)
Castanha de caju(leite ou pasta)Lentilhas
Grão-de-bico

 

GRÃOS

Arroz selvagemGrãos germinados(pães)
AveiaQuinoa
Cevada preta ou branca

 

CALDOS, ERVAS, ESPECIARIAS E CONDIMENTOS

Adoçante natural(stevia)Raiz-forte preparada
Alho frescoTamari
Caldos de carne, galinha e legumes(se possível sem conservantes ou aditivos)Temperos: cacau em pó, canela, cominho, curry, noz-moscada, pimenta do reino branca e preta, pimenta vermelha moída, sal com cebola, sal marinho, sal grosso, temperos orgânicos
Chá de ervas sem cafeínaVinagre ( qualquer tipo)
Ervas frescas(qualquer tipo)Vinagrete
Ervas secas(qualquer tipo)
Extrato de baunilha ou hortelã
Extrato de tomate
Gengibre natural
Levedo de cerveja
Mostarda natural
Óleo de coco
Picles sem açúcar

 

GORDURAS SAUDÁVEIS

AbacateÓleos(coco, gergelim,gergelim torrado, azeite de oliva)
HomusSementes cruas(abóbora, girassol, linhaça)
Pasta de oleaginosas/sementes cruasTahine
Oleaginosas cruas(amêndoas, avelãs, castanhas de caju, castanhas do pará, nozes, pecãs, pinholes, pistaches)

7.Período 2 – Fabricando músculos

9.As Regras do caminho… O QUE PODE E O QUE NÃO PODE!

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