Período 2 – Fabricando músculos

a dieta funcional fabricando músculos

Muito bem. Tenho certeza que você compreendeu como funciona o período 1. Agora vamos navegar na direção oposta. Seu corpo esta tranquilo depois de 2 dias com fartura de carboidratos. No período 2(quarta e quinta) os alimentos são específicos para que seu corpo crie músculos e vasculhe as reservas de gordura.

As proteínas magras serão convertidas em aminoácidos facilmente transformados em músculos. Você vai comer proteínas magras misturadas com vegetais de baixo índice glicêmico, isto torna impossível que seu corpo armazene gordura.

Depois do período 1, seu corpo está preparado para liberar a gordura do seu quadril, barriga e coxas. Os aminoácidos estimulam o fígado e o sistema de transporte de gordura. Seu metabolismo acelera. Você começa a transformar a comida e as reservas de gordura em energia.

Músculo é igual a gasto de energia. Quanto mais músculos você tiver, mais energia será necessária para mantê-los. E agora seu corpo não tem medo de falta de comida, está fortalecido e o resultado é a queima de gordura armazenada para transformar tudo em músculos.

O que você come neste período libera a gordura na corrente sanguínea e a deixa pronta para uso. Você está percebendo as peças do processo se encaixando?

Primeiro você relaxou seu corpo, acalmou as suprarrenais dizendo que está tudo bem. Seu corpo voltou a queimar a comida e não armazená-la. Agora você libera sua gordura armazenada no sangue pronta para ser queimada. A queima total acontece no período 3. Aguarde.

O período 2 inunda seu corpo de vitamina C, que fortalece as suprarrenais. Estas ficam resistentes ao estresse. Você fica forte física, hormonal e mentalmente.

É, eu sei. Você pode estar pensando: Vou ter que comer salada de manhã? Quando eu vi isso pela primeira vez, confesso que para mim foi um desafio. Muitas vezes quebrar velhos hábitos é difícil. Mas você não precisa amar o período 2. Lembra que eu disse que você vai ter que sair da sua zona de conforto?

Pode ser agora. Nem tudo na dieta funcional é um parque de diversões. Existem as pedras. Mas também existem as formas de desviarmos delas. Eu , por exemplo, gosto de comer brócolis e peito de frango de manhã. Consegui me adaptar melhor. Mas por experiência própria eu te digo. O difícil é o primeiro ciclo(ou semana) onde tudo é novidade.

Depois do primeiro ciclo, tudo fica normal. Seus paladares mudam, seu corpo reage bem aos alimentos. Hoje, numa quarta feira por exemplo, me alimento de  vegetal e proteína de manhã com o maior apetite. Acredite. Não parei mais de fazer o programa, me adaptei a ele e está cada vez melhor. Pense em toda a gordura que está queimando, pense no seu objetivo. Afinal são só 2 dias.

COMO COMER

PERÍODO 2 (QUARTA E QUINTA)

Agora, a partir da lista de alimentos do período 2 você vai fazer 3 refeições com muita proteína, mas pobres em carboidratos e gordura. E dois lanches com proteína.

Veja como fica:

CAFÉLANCHEALMOÇOLANCHEJANTAR
ProteínaProteínaProteínaProteínaProteína
VegetalVegetalVegetal

 

PERÍODO 2 – EXERCÍCIOS

Neste período, faça pelo menos 1 dia de treino com pesos. Exercícios de carga são ótimos para o estímulo muscular. Priorize a maior carga com menos repetições. Se você já faz musculação, nestes 28 dias só poderá levantar peso na quarta e quinta feira. Você precisa respeitar o exercício indicado para o período. Se você não faz musculação, pode usar pesos improvisados em casa. Existem vários vídeos na internet que ensinam como fazer.

O importante é que você faça pelo menos 1 dia de treino com peso. NÃO FAÇA EXERCÍCIOS AERÓBICOS NESTE PERÍODO! ELES DEVEM SER FEITOS NO PERÍODO 1.

COMO VAI SER SEU DIA NO PERÍODO 2

Para quem gosta de uma boa carne, realmente o período 2 é o paraíso. Você vai levantar e em no máximo 30 minutos vai tomar o café. Um vegetal e uma proteína. Pode ser uma omelete de clara de ovo e folhas de alface. Três horas mais tarde vai comer uma proteína. Pode ser peito de peru ou tiras de frango. Se quiser adicionar vegetais no lanche também pode.

Mais 3 horas passadas e você vai almoçar. Mais uma proteína e vegetal, todos da lista do período 2. Depois vem o lanche da tarde, mais uma proteína, e finalmente o jantar com proteína e vegetal.

Se você é daquelas pessoas que dormem tarde, como por exemplo lá pelas 11:00 da noite, faça um lanche com os alimentos da período que estiver antes de dormir. Ou seja, se janta as 6:00 da tarde, coma as 9:00 e vá dormir as 11:00.

O importante é comer a cada 3 ou 4 horas, os alimentos das listas do seu período. Menos quando estiver dormindo.

LISTA DOS ALIMENTOS PERMITIDOS NO PERÍODO 2

VEGETAIS(FRESCOS, CONGELADOS OU ENLATADOS)

AcelgaCouve-manteiga
AgriãoEndívia
Alface(menos a americana)Erva-doce
AipoEspinafre
Alho-poróEchalota
AspargosMostarda(folhas)
ArarutaPepino(qualquer um)
BrócolisPimenta verde
Cebolas, brancas e roxasPimenta vermelha
CebolinhaPimentão
CouveRepolho(qualquer tipo)
CogumelosVagens
Verduras

 

FRUTAS (FRESCAS OU CONGELADAS)

Limão sicilianoLimão taiti

 

PROTEÍNA ANIMAL

Atum fresco ou enlatado em água e salFilé de linguado
Carne bovina magraPeixes de carne branca
Carne de búfaloFilé de tilápia
Carne de porco(filé mignon)frango sem osso e sem pele
Carne seca(não pode conter nitrato)Ostras em água
Carnes prontas(frango, peru, rosbife)Ovos(apenas a clara)
Cordeiro(cortes magros)Peru
Salmão defumado
Sardinhas em molho de tomate sem óleo

PROTEÍNA VEGETAL E AMIDOS

NENHUMA NESTE PERÍODO

CALDOS, ERVAS, ESPECIARIAS E CONDIMENTOS

Adoçante natural(stevia)Raiz-forte preparada
Alho frescoTamari
Caldos de carne, galinha e legumes(se possível sem conservantes ou aditivos)Temperos: cacau em pó, canela, cominho, curry, noz-moscada, pimenta do reino branca e preta, pimenta vermelha moída, sal com cebola, sal marinho, sal grosso, temperos orgânicos
Chá de ervas sem cafeínaVinagre ( qualquer tipo)
Ervas frescas(qualquer tipo)Vinagrete
Ervas secas(qualquer tipo)
Extrato de baunilha ou hortelã
Extrato de tomate
Gengibre natural
Levedo de cerveja
Mostarda natural
Óleo de coco
Picles sem açúcar

GRÃOS

NENHUM NESTE PERÍODO

GORDURAS SAUDÁVEIS

NENHUMA NESTE PERÍODO

6.Período 1- Acalmando as suprarrenais

8.Período 3 – Liberando a queima de gordura

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