Período 1- Acalmando as suprarrenais

a dieta funcional acalmando as suprarrenais

Agora você já sabe o que acontece com seu corpo quando você faz dieta o tempo todo ou come comida sem nutrientes. Vamos sacudir o seu metabolismo fazendo duas coisas:

  • Inundar você com os nutrientes que estão faltando mas nunca da mesma maneira e nunca por mais de dois ou três dias.
  • Assim seu corpo vai ter que fazer coisas difíceis, que demandam energia, mas nunca por mais de dois ou três dias seguidos.

Isto vai manter seu corpo trabalhando, sempre surpreso, queimando gorduras e calorias como nunca. Não haverá rotina, espaço para o tédio, a cada 2 ou 3 dias tudo muda. Não é um truque ou magia negra. É apenas o jeito de ser da natureza.

Os 3 períodos da dieta funcional colocam o corpo em movimento para queimar gordura, criar músculos, estabilizar os hormônios e obter as bases de um corpo saudável. É preciso variar a dieta para que o seu corpo consiga realizar todas as funções biológicas, fisiológicas e neuroquímicas.

A ingestão dos nutrientes, mas não todos ao mesmo tempo, restaura o metabolismo danificado. Cada um dos períodos dura pouco tempo para que você não esgote nenhum dos sistemas envolvidos no processo.

Durante quatro ciclos(ou semanas) você vai fazer um rodízio entre os três períodos. Eu aconselho você a começar o programa em uma segunda feira, fica mais organizado, apesar de não ser uma regra. Na segunda e terça(Período 1) você come de um jeito, quarta e quinta(Período 2) isso muda radicalmente, na sexta, sábado e domingo(Período 3) já será outra combinação de nutrientes.

Na segunda feira você retorna ao período 1, e assim por diante até completar os quatro ciclos. Em um ciclo ou semana seu corpo vai fazer o seguinte:

  • Pegar a comida e transformar em energia.
  • Liberar a gordura armazenada.
  • Transformar a gordura armazenada que foi liberada em energia.

Para que tudo funcione estas etapas devem ser feitas sempre na ordem correta.

COMO COMER

PERÍODO 1(SEGUNDA E TERÇA)

São três refeições ricas em carboidratos complexos com baixo teor de gordura e moderadas em proteínas. E são dois lanches compostos por frutas.

Veja como fica:

CAFÉLANCHEALMOÇOCAFÉJANTAR
GRÃOFRUTAGRÃO FRUTAGRÃO
FRUTAPROTEÍNAPROTEÍNA
VEGETALVEGETAL
FRUTA

PERÍODO 1 – EXERCÍCIOS

Neste período, faça pelo menos 1 dia de cardiovascular leve ou moderado como corrida, ginástica aeróbica, caminhada, etc. Exercícios aeróbicos são ótimos neste período de muito carboidrato. Faça uma sessão de 30 a 40 minutos. Está ótimo. OBS: NUNCA FAÇA EXERCÍCIOS DE BARRIGA VAZIA. SE GOSTA DE TREINAR DE MANHÃ, PRIMEIRO TOME SEU CAFÉ. NÃO TEM PROBLEMA NENHUM COMER E LOGO EM SEGUIDA SE EXERCITAR. 

A ideia é que o corpo se apaixone pela comida. São tantos carboidratos que as suprarrenais vão relaxar, entender que está tudo bem, não há estresse. Existe abundância de nutrientes e a queima de gordura pode começar.

Lembra dos 5 elementos? Serão estimulados a funcionar corretamente com tanta comida boa. Os níveis de açúcar no sangue são estabilizados em quantidades saudáveis. Os alimentos do período 1 também são ricos em vitaminas B e C. Estimulam a tireoide liberando a queima de gordura.

A vitamina C das frutas ajuda o corpo a transformar glicose em energia. Auxilia no transporte desta glicose até a mitocôndria, ocorrendo liberação rápida de energia.  Calma, abundância e felicidade, é o que quero para seu corpo no período 1. Dar carboidratos e proteínas faz com que seu corpo comece a metabolizar suas próprias reservas de gordura.

COMO VAI SER SEU DIA NO PERÍODO 1

Todos os dias, você deve comer em no máximo 30 minutos depois de acordar. Isto vale para todos os períodos. No café, uma fruta e um grão. Você pode comer um mamão amassado com aveia. Após 3 horas vai comer um lanche. Pode ser uma maçã. No almoço, você vai comer um grão, uma proteína, um vegetal e uma fruta. Pode ser o nosso bom e velho arroz com feijão, um bife de alcatra ou patinho, salada de pepino e tomate e uma laranja.

Após 3 horas, novamente um lanche com qualquer fruta da lista do período 1. Daí vem o jantar, com um grão, uma proteína e um vegetal, todos da lista do período 1.

Se você quiser misturar os alimentos  nas refeições, tudo bem. No lanche pode ser pedaços de pêssego e laranja. Na lista de alimentos permitidos existe a opção de proteína vegetal. Você pode usar somente ela se for vegetariano. Vou comentar melhor o caso dos vegetarianos mais adiante.

O importante é que você coma em até 30 minutos depois de acordar e faça pelo menos 5 refeições diárias a cada 3 ou 4 horas respeitando os alimentos da lista do período 1. Você vai ver que este período nem parece dieta com tantos alimentos nutritivos e saborosos. Seu corpo agradece.

Se você não tem o hábito de comer tanto carboidrato, ou medo de fazê-lo por tanto tempo de privação, não se preocupe, este período tem o objetivo de mudar velhos hábitos e padrões. Seu corpo vai reaprender a usar o estoque de gordura, e são somente 2 dias. Depois tudo muda. Vamos firme!

Se você tem uma rotina atribulada, tente se adaptar. Faça lanches rápidos como uma fruta. Mas faça pelo menos as 5 refeições do dia a cada 3 ou 4 horas. Coma em até 30 minutos depois de acordar. Você só não vai comer quando estiver dormindo. Eu falei que as vezes vou ter que ser chato. Mas é para o seu bem, para que tudo funcione.

LISTA DE ALIMENTOS PERMITIDOS NO PERÍODO 1

VEGETAIS(PODEM SER FRESCOS, CONGELADOS OU ENLATADOS)

 

AbobrinhaCouve
AbóboraCouve-tronchuda
Aipo(inclusive as folhas)Ervilha
Alface(todas menos a americana)Espinafre
Alho-poróFeijão-de-lima
ArarutaInhame
BerinjelaMandioquinha
BeterrabaNabo
Batata-docePepino(qualquer tipo)
BrócolisPimentão
Broto de bambuPimenta cumari
BrotosRepolho(qualquer tipo)
CogumelosRúcula
Cebolinha verdeTomate(qualquer um)
Cebola branca e roxaVagens
CenouraVerduras

 

FRUTAS ( PODEM SER FRESCAS OU CONGELADAS)

AbacaxiMamão
CerejaMaçã
DamascoMelão
FigoManga
Frutas vermelhas: amora,,framboesaMelancia
GoiabaMelão-cantalupe
GrapefruitMorango
KiwiPera
Laranjinha KinkanPera asiática
LaranjaPêssego
LimãoRomã
Tangerina

 

PROTEÍNA ANIMAL

Atum fresco ou enlatado em água e salLinguiça(de peru ou de frango)
Aves: perdiz ou faisãoOvos(somente as claras)
Carne bovina magraPeru
Carne de búfaloPescada(filé)
Carnes processadas: frango, peru, rosbife, filé-mignon suínoSardinha fresca
Frango sem osso e sem pele
Linguado(filé)

 

PROTEÍNA VEGETAL

FavasGrão-de-bico
Feijão: azuqui, branco, carioca, fradinho, jalo, preto, feijão-de-limaLentilhas

 

CALDOS, ERVAS, ESPECIARIAS E CONDIMENTOS

Adoçante natural(stevia)Raiz-forte preparada
Alho frescoTamari
Caldos de carne, galinha e legumes(se possível sem conservantes ou aditivos)Temperos: cacau em pó, canela, cominho, curry, noz-moscada, pimenta do reino branca e preta, pimenta vermelha moída, sal com cebola, sal marinho, sal grosso, temperos orgânicos
Chá de ervas sem cafeínaVinagre ( qualquer tipo)
Ervas frescas(qualquer tipo)Vinagrete
Ervas secas(qualquer tipo)
Extrato de baunilha ou hortelã
Extrato de tomate
Gengibre natural
Levedo de cerveja
Mostarda natural
Óleo de coco
Picles sem açúcar

 

GRÃOS E AMIDOS

AmarantoGrão de teff
Arroz integral: arroz, cereal, biscoitos, farinha, macarrão, tortilhasGrãos germinados(pães)
ArarutaLeite de arroz
Arroz selvagemPainço
AveiaTapioca
CevadaTrigo Kamut
Trigo-vermelhoTrigo-sarraceno
Farinha de oleaginosas(nozes, castanhas, amêndoas e outras)Quinoa

 

GORDURAS SAUDÁVEIS

NENHUMA NESTE PERÍODO.

5.AVALIAÇÃO METABÓLICA. BOA OPÇÃO.

7.Período 2 – Fabricando músculos

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