ELEMENTOS DO CORPO MAIS IMPORTANTES !

Os 5 elementos do corpo mais importantes para a reabilitação do seu metabolismo são: Fígado, tireoide, hipófise, glândulas suprarrenais e substância corporal. Antes de iniciarmos a dieta funcional na prática, você precisa entender como seu corpo e os elementos trabalham os nutrientes que você come.

Está na hora de você abrir sua mente e repensar a sua relação com a comida. Você é muito exigente? Ou come qualquer coisa? Faz dieta há muito tempo? Se priva de comida saudável há muito tempo? Não come por exemplo carboidratos? Se alimenta várias vezes ao dia ou faz jejum o tempo todo? Pratica alguma atividade física?

Como já falei anteriormente, em algum momento na dieta funcional você vai ter que sair da sua zona de conforto. Fazer ou comer coisas que não goste muito. Talvez você tenha que quebrar a sua rotina. Mas somente lembre que são apenas 28 dias, pense no resultado, no objetivo que você quer alcançar. Talvez no final do caminho você pense: Nossa! Como foi fácil! Posso garantir, invista nestes 28 dias e você vai ver que realmente é muito fácil.

elementos do corpo

Bem, para que seu metabolismo funcione a todo vapor e os elementos do corpo consigam manter este estado, você precisa lidar com o estresse. Uma mente sã é essencial. O corpo precisa estar forte, músculos, tecidos, pele e ossos. Por último temos os hormônios, que controlam o armazenamento ou liberação de energia.

 OS 5 ELEMENTOS DO CORPO

O FÍGADO…

O fígado é essencial. Realiza mais de 600 funções metabólicas. Produz a bile, que quebra as gorduras. Nutrientes, hormônios e substâncias químicas precisam ser ativados por ele. Influencia o equilíbrio líquido, inchaço e inflamação. Filtra o sangue do sistema digestivo. Converte vitaminas em coenzimas e metaboliza nutrientes.

Como um dos elementos do corpo mais importante, o fígado produz a carnitina, que transporta gordura até as mitocôndrias. As mitocôndrias são pequenos centros de conversão de gordura.  Esta relação faz com que o fígado seja responsável por até 90% da queima de gordura.

Por isso na dieta funcional você vai alimentar o fígado muito bem. Quanto mais carnitina ele produzir, mais queima você terá. O que você come precisa alimentar e não sobrecarregar o fígado. O álcool exige muito deste órgão, por isso você não vai usar álcool  pelos próximos 28 dias.

GLÂNDULAS SUPRARRENAIS…

São responsáveis pela produção de hormônios que controlam o armazenamento ou queima de gordura. Ficam em cima dos rins, na parte inferior das costas. Quando você não come, isto gera uma situação de estresse. As suprarrenais secretam hormônios que inibem a liberação de gordura nas células. O corpo acha que não tem comida o suficiente e desacelera seu metabolismo.

Em seguida vai buscar energia nas células musculares, mantendo a gordura para emergências. Poderia ser ao contrário não é mesmo? Mas infelizmente não é. Por isso no primeiro período, vamos comer para acalmar as suprarrenais e sumir com o estado de estresse ou fome.

TIREOIDE…

Mais um dos elementos do corpo que tem papel muito importante no seu metabolismo. Você se lembra dos hormônios T3 e rT3 que citei anteriormente? São secretados pela tireoide. O T3 é o principal hormônio no metabolismo rápido. É responsável pela queima de gordura.

Porém, em situações de estresse, quando você não come ou come comida sem nutrientes, é secretado o rT3, que inibe a queima de gordura. O rT3 se liga aos receptores do T3 e impede que ele faça seu trabalho.

A tireoide é um dos elementos do corpo que pode funcionar mal por duas razões: Ou você não está se alimentando bem ou pode ter algum problema(doença) que esta dificultando o trabalho. Você pode ter hipertiroidismo ou hipotiroidismo. Estas doenças influenciam num metabolismo lento.

Mas adiante vou falar de alguns exames que você poderia fazer e verificar a saúde da sua tireoide.

HIPÓFISE…

Secreta hormônios que regulam as ações de outros hormônios. Produz o hormônio TSH que estimula a tireoide a produzir seus hormônios. Se o TSH estiver alto é porque a tireoide precisa ser motivada a produzir(hipotiroidismo). Se estiver normal, a tireoide só precisa continuar seu trabalho. Se o TSH estiver baixo, a tireoide está muito ativa(hipertiroidismo).

Se sua tireoide estiver produzindo muito rT3, que armazena gordura, sua hipófise pode somente sussurrar ao invés de gritar com ela para diminuir. Isto pode ser um problema hormonal ou o resultado de uma alimentação sem nutrientes.

SUBSTÂNCIAS CORPORAIS…

O último e não menos importante dos elementos do corpo são as substâncias corporais. Estou me referindo ao conjunto de ossos, gordura, músculos e tecido conjuntivo. Nosso corpo guarda a maioria das suas reservas de energia ou nos músculos ou como gordura.

Os músculos estão sempre se movendo, precisam de energia e são mais difíceis de se manter. Já aquela gordura branca que você tem nas coxas, quadris e nos braços não se move. É muito mais fácil manter uma manutenção destas reservas, daí a tendência do corpo em armazená-las.

Mas nosso corpo só faz isso se você não fornecer os nutrientes. Quando existem em abundância, o organismo relaxa e queima o que você come mais as reservas de gordura.

O próximo assunto será a participação do seu médico no processo. Até lá.

3.ALIMENTOS QUE ACELERAM O METABOLISMO.

5.AVALIAÇÃO METABÓLICA. BOA OPÇÃO.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *