E se você é vegetariano, vegano ou não pode comer glúten?

vegetariano

É possível fazer adaptações em todos os períodos para estes casos especiais. Se encaixar em uma destas categorias não vai proibir você de fazer a dieta funcional.

Se você é vegetariano, e está disposto a comer ovos e peixes, está resolvido. Sei que tecnicamente ovo e peixe não é uma dieta totalmente vegetariana, mas algumas pessoas aceitam esta opção. Você pode ser uma delas.

Se você não esta disposto a comer ovos e peixe, pode nos períodos 1 e 3 substituir a proteína animal por vegetal. Pode comer leguminosas como feijão, lentilhas ou qualquer outro indicado nas listas. O período 2 realmente é difícil para os vegetarianos, baixo teor de carboidratos e nada de soja. Mas são somente dois dias, se puder comer ovos e peixe, tudo bem, mas se realmente não puder, existe uma única exceção.

OS VEGANOS

Os veganos estão tranquilos nos períodos 1 e 3 porque podem substituir a proteína animal pela vegetal. Você não pode comer grãos ou legumes ricos em proteína no período 2. Eles tem muito carboidrato. Este período tem que ser pobre em carboidratos.

Por isso se você é vegano, pode quebrar uma regra: A regra da soja. E somente esta regra. A soja é proibida na dieta funcional pela quantidade de estrógenos vegetais, muito processamento e modificações genéticas. Por isso você pode substituir a carne do período 2 por estes produtos, mas somente por estes, não pode usar mais nenhum outro:

  • Tofu orgânico
  • Tempeh orgânico
  • Endamame orgânico

Prepare este alimentos você mesmo, sem gordura. Não compre pronto, é mais processado. Comer isto pode atrasar um pouco o processo de emagrecimento, mas você estará comendo coisas com pouco carboidrato.  Mas nos períodos 1 e 3 você deve fazer como todo mundo: NADA DE SOJA.

GLÚTEN

Se você não tolera glúten, a dieta funcional é perfeita. O trigo, principal fonte de glúten, está fora. Mas existem alimentos nas listas que contém um pouco de glúten. Não coma eles. Pães feitos com grãos germinados, e produtos com trigo vermelho, cevada, triguilho, farro, kamut, centeio, trigo duro, triticale ou semolina tem glúten. Substitua por:

  • Amaranto
  • Arroz integral
  • Arroz selvagem
  • Grão de teff
  • Quinoa
  • Painço
  • Trigo sarraceno

A aveia deve ser consumida sem glúten. Leia na embalagem. O processo de obtenção é diferente, impede a contaminação do trigo.

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