As Regras do caminho… O QUE PODE E O QUE NÃO PODE!

a dieta funcional regras

Eu falei que teria que ser chato com você. Sei que para muitas pessoas agora vou ser o cara mais chato do mundo. Mas lembre-se que é por um objetivo, ao final dos 28 dias você vai estar se sentindo melhor, vai precisar mandar apertar as roupas, vai ter energia de sobra e vai ter feito as pazes com a comida.

COMER É BOM. MUITO BOM. É o que você vai pensar depois de 4 ciclos da dieta funcional.

CONGELANDO…

Olha que maravilha! Você pode congelar tudo que prepara. Se você comprou um pote de alguma coisa e não gostou, dê pra alguém que goste. Se não vai conseguir comer, congele, use na próxima semana. Comprou muita fruta e vai sobrar? Congele, você vai poder comer no futuro. Não se esqueça que você pode usar as sobras de qualquer refeição em outra refeição.

Você pode comer sempre a mesma coisa em todas as refeições se quiser. Há pessoas que gostam de variar. Há opções para todos os gostos. Você pode preparar uma receita, dividir em porções e congelar.

Não desperdice. Congele sempre que necessário. Se tiver tempo(eu não tenho) você pode preparar as refeições de uma semana toda no final de semana, congelar as porções e ir usando. É uma opção. Enfim, faça amizade com seu freezer.

REGRAS

Quero ajudar você a chegar lá. Mudanças serão necessárias, algumas talvez você goste, outras talvez não goste. Mas estas regras não são eternas. Duram 28 dias. No final pode ser que você esteja se sentindo tão bem que resolva usá-las para o resto da vida. Estas regras não são difíceis de cumprir. Pense sempre como motivação os quilos a menos que terá.

Não sei se você percebeu, mas alguns alimentos não aparecem em nenhuma das listas dos períodos. Isto é proposital. Tudo que está proibido na dieta funcional tem uma razão. Ou porque sua ingestão inflama o corpo, ou retarda o metabolismo, ou é muito modificado geneticamente ou tem vários tipos de nutrientes em sua composição que retardam o metabolismo se forem ingeridos de uma só vez.

PORTANTO, NÃO DISCUTA, SIMPLESMENTE CONFIE EM MIM. SIGA AS REGRAS E VERÁ O RESULTADO. ESTAS REGRAS SÃO INEGOCIÁVEIS. 

O QUE VOCÊ TEM QUE FAZER

  1. VOCÊ PRECISA COMER 5 VEZES POR DIA. TRÊS REFEIÇÕES E DOIS LANCHES.NÃO PODE PULAR REFEIÇÕES.
  2. VOCÊ PRECISA COMER A CADA 3 OU 4 HORAS. MENOS QUANDO ESTIVER DORMINDO.
  3. VOCÊ PRECISA COMER EM ATÉ 30 MINUTOS DEPOIS DE ACORDAR. TODOS OS DIAS.
  4. VOCÊ PRECISA OBEDECER A DIETA FUNCIONAL POR 28 DIAS COMPLETOS.
  5. VOCÊ PRECISA SEGUIR OS PERÍODOS NA ORDEM CERTA.
  6. VOCÊ PRECISA SE LIMITAR AOS ALIMENTOS PERMITIDOS EM CADA PERÍODO.
  7. VOCÊ PRECISA BEBER NO MÍNIMO 1 LITRO DE ÁGUA TODOS OS DIAS.
  8. AS CARNES NÃO PODEM CONTER NITRATO.(NO CASO DE CARNES SECAS)
  9. VOCÊ PRECISA FAZER EXERCÍCIOS 3 VEZES POR SEMANA(NO MÍNIMO) DE ACORDO COM O PERÍODO.(EXERCÍCIOS CARDIOVASCULARES NO PERÍODO 1, TREINO DE PESO NO PERÍODO 2 E RELAXAMENTO NO PERÍODO 3)

O QUE NÃO PODE FAZER

  1. NADA DE TRIGO
  2. NADA DE MILHO
  3. NADA DE LATICÍNIOS
  4. NADA DE AÇÚCAR REFINADO
  5. NADA DE SOJA
  6. NADA DE CAFEÍNA
  7. NADA DE ÁLCOOL
  8. NADA DE FRUTAS SECAS OU SUCO DE FRUTAS
  9. NADA DE ADOÇANTES ARTIFICIAIS
  10. NADA DE ALIMENTOS DIET E ZERO GORDURA

Eu disse que você iria me achar chato, não disse? Estas regras são para que tudo funcione como deve ser. Acredite.

No caso de carnes curadas, como bacon, linguiça, carne seca, se usa o nitrato, ele desacelera a decomposição da gordura, fazendo com que estes produtos durem mais. Mas o nitrato vai ter o mesmo efeito no seu corpo. Dificultar a decomposição das gorduras. Olhe no rótulo das embalagens, se tiver nitrato não compre.

Porções

Talvez se eu te falasse antes de você ler tudo que expliquei aqui no site, o que vou falar agora, você nunca acreditaria. Lembra que o nosso metabolismo é como uma fogueira? Quanto mais você alimenta esta fogueira com materiais combustíveis de qualidade, mais ela queima.

Pois é, a quantidade que você vai comer não tem regra! OOOObaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!

Vou te falar em valores de porções para você ter uma ideia, mas em relação a isso o que vale é:

QUANTO MAIS QUILOS VOCÊ QUER PERDER MAIS VOCÊ PRECISA COMER! NÃO MENOS!

Quanto mais nutrientes na ordem certa você joga na fogueira, mais ela queima.

Antes de mais nada você precisa definir qual é o seu objetivo. Só você sabe quantos quilos quer perder. Como vai se sentir bem. Decida isso e daí você pode montar suas porções.

Se você precisa perder 9 quilos ou menos: Prepare as porções básicas que vou falar adiante. Para cada 9 quilos adicionais , aumente meia porção. Se uma porção de grão cozido é de 1 xícara, e você quer perder 9 quilos, mantenha essa porção de 1 xícara. Se você quer perder entre 12 e 18 quilos, aumente meia porção, se quer perder entre 22 e 28 quilos, mais meia porção.

Vamos as porções básicas:

Proteína

110 g de carne, 170 g de peixe ou 1/2 xícara de leguminosas(lentilha ou feijão, essa medida é crua).Se precisar emagrecer mais de 9 quilos, então vai para 170 g de carne, 255 g de peixe ou 3/4 de xícara de leguminosas. Pode usar claras de 3 ovos(período 1 e 2) ou 1 ovo inteiro (período 3).

Grãos

período 1 : 1 xícara de grãos cozidos. No período 3 a porção é menor. 1/2 xícara.

Frutas

1 pedaço ou 1 xícara da fruta adequada para o período.

Gordura

Período 1 : Nada. Nem no cozimento nem no consumo de alimentos. Período 2 : Nada. Nem no cozimento nem no consumo de alimentos. Período 3: 1/2 abacate, 1/4 de xícara de sementes de oleaginosas, 1/4 de xícara de homus ou guacamole, 2 colheres de sopa de manteiga de oleaginosas ou sementes cruas.

Vegetais

A vontade. Quanto mais melhor.

Lembre-se que estes números são somente referências pra você. Eu nunca usei eles. Coma a vontade, a quantidade que te satisfaz. Desde que respeite os alimentos permitidos para cada período. E quanto mais comer mais vai emagrecer!

8.Período 3 – Liberando a queima de gordura

10.E se você é vegetariano, vegano ou não pode comer glúten?

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